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15 dicas de comunicação para aumentar a visibilidade da marca

22 de fevereiro 2017 | , , | Diego Fávero

Reading Time: 4 minutes

Muitas empresas buscam aumentar a visibilidade da marca mas ficam perdidas e não sabem por onde começar. Para quem não construiu sua marca com estratégias de branding sentem a dificuldade de se destacarem entre os concorrentes. Não é fácil, exige dedicação diária, frequência, planejamento e ação. Abaixo listamos 16 dicas que podem ajudar sua marca a conseguir engatar um aumento de visibilidade através de técnicas simples e utilizadas por profissionais de comunicação e marketing em suas estratégias. Mas lembre-se: é preciso frequência e dedicação diária de profissionais capacitados a exercerem o planejamento corretamente. Confira!

1 – Infiltre-se no seu alvo

Antes mesmo de entrar no mercado com sua marca, ou reposicioná-la, pesquise seu público infiltrando-se nele. Facebook é um bom termômetro para que você possa estudar o comportamento do seu consumidor final. Entre em grupos temáticos e abra tópicos perguntando algo que queira saber; participe das conversas e tire proveito de tudo isso.

2 – Acompanhe sua concorrência

Certamente você não quer entrar no ramo para ser mais um. Diferenciar-se da concorrência é fundamental para que sua marca seja única na mente dos consumidores. Para isso, estude detalhadamente sua concorrência; abra uma planilha e anote tudo, tudo mesmo. Os pontos positivos, negativos, oportunidades e como você deverá fazer para ser superior. Vale também ver o que está dando certo para você se inspirar.

3 – Conte suas histórias

Sua conexão com suas personas deve ser feita com as histórias de sua marca. Procure desenvolver textos que tenham um enredo, uma relação com pessoas; busque utilizar de técnicas de storytteling para conectar e envolver seus públicos com sua marca. Quando uma amiga conta que foi pedida em casamento você quer saber a história toda e não só o fato. Boas histórias envolvem o seu público muito mais facilmente.

4 – Pense no responsivo

Hoje em dia mais da metade dos acessos são feitos por tablets e smartphones. Portanto, seu email marketing, seu site e suas campanhas devem ser pensadas na experiência responsiva, ou seja, o conteúdo é adaptado independente do tamanho da tela do usuário sem que ele precise usar a barra de rolagem ou dar zoom no conteúdo.
PS: sites que não estão prontos com a tecnologia responsiva são “penalizados” pelo Google.

5 – Foque em nichos

Menos de 35% das agências do país focam suas estratégias em nichos. Não tente “engolir o mundo”; seu produto pode até servir para todos os nichos, porém é muito mais eficaz focar em nichos – pouco a pouco – até esgotar suas chances de crescimento para, aí sim, partir para um próximo nicho.

6 – Venda experiências

Você não deve vender produtos ou serviços e sim experiências. Nesse artigo mostramos como a Starbucks trabalha sua marca utilizando-se da experiência de seus clientes. Seu cliente lembrará mais de você pela experiência que viveu com seu produto do que pelo produto, em si. O Uber ganhou popularidade por oferecerem um serviço VIP para seus clientes e não por transportarem de um lugar para outro.

7 – Continue no pós-venda

Fez a venda e seu trabalho foi concluído? Nada disso! Mantenha seu relacionamento constante, do mesmo modo que fez para conquistá-lo. O pós-venda é uma das principais etapas para construir uma máquina de vendas de sucesso. Não deixe o cliente te procurar para voltar o contato no momento do cancelamento. Será tarde demais.

8 – Preze pela qualidade

Uma marca forte têm produtos, serviços, atendimento, comunicação de qualidade. Preze por isso desde o primeiro contato de seu cliente com sua marca até o último. Qualidade em tudo: desde ações para o público interno, quanto para entrega de produto, campanhas, atendimento, etc. Não destrua em um detalhe tudo o que você demorou para construir.

9 – Comunique com excelência

Capriche em sua comunicação. Um bom design, o alinhamento do tom da conversa, a transparência, rapidez e qualidade terão uma ótima percepção de seus públicos. Planeje, revise e aprove antes de lançar uma mensagem para o público.

10 – Esteja em canais certos

Quantas vezes você deve ter entrado em um site desatualizado? E àquela página do Facebook que o último post foi há dois anos? Cuidado para não entrar em redes e não ter mão de obra qualificada para se manter nela. Não entre em redes sociais que seus públicos não estejam nelas. Entrar somente para “surfar na onda” trarão percepções negativas para sua marca.

 

11 – Amplie relacionamentos

Faça bons contatos e crie laços constantemente. Ter alianças fortes criam uma barreira “protetora” para zelar por sua imagem. Busque contatos no LinkedIn, em eventos e palestras. Zele diariamente por novos contatos e não se esqueça de nutrir os já existentes.

12 – Produza conteúdo de qualidade

Muito se fala em produção de conteúdo para atrair leads, principalmente por estratégias vindas do blog. Mas e a qualidade? Preze por uma produção de alto nível, pesquisada, estruturada para levar a seu leitor conteúdo que amplie seus conhecimentos. Não poste nas redes sociais somente para cumprir cronograma! Planeje muito bem a história que você quer levar para seus públicos.

13 – Analise o SEO de seu site

Quem não gostaria de estar na primeira página do Google sem ter que pagar por isso? O responsável por isso é o SEO de seu site, blog e landing page. São técnicas para deixar seu site cada vez mais “atraente” para o Google deixa-lo nas primeiras posições. Veja nesse post 19 dicas sobre SEO.

14 – Invista em inbound marketing para aumentar a visibilidade da marca

Não é à toa que mais de 50% das empresas do mundo todo investem em inbound, afinal é 60% mais barato atrair leads com essa metodologia do que às práticas tradicionais de marketing, chamadas de “outbound”. Seu consumidor não quer mais ser impactado com propagandas e nem você quer jogar dinheiro fora anunciando para quem não tem nada a ver com seu produto. O inbound atrai compradores que já buscam produtos como os seus e o que você precisa é criar estratégias e iscas para figá-los. E o inbound pode fazer isso e muito mais para sua marca ser visível para quem procura algo semelhante. Veja neste link mais sobre o assunto.

15 – Envolva seu público interno

Deixamos para falar de público interno no final para dedicarmos um desfecho especial. Seu público interno é quem te faz crescer, de dentro para fora. A imagem da sua marca deve ser trabalhada internamente tão quanto para seu mercado. Estamos cercados de histórias de funcionários que falam de suas empresas com “boca cheia”. Nada é por acaso. Como anda sua comunicação interna? Seu branding está alinhado com seus funcionários?

veja como os funcionários da Disney trabalham felizes e transcendem esse orgulho pela empresa. Motivar, cativar, reconhecer o funcionário é peça fundamental para seu brand equity crescer de dentro pra fora. Faça uma rápida pesquisa de clima organizacional para medir o quanto seus colaboradores estão satisfeitos e colha ideias que você ainda não percebeu.


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