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Quanto vale sua marca?

3 de fevereiro 2017 | | Diego Fávero

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Você saberia dizer quanto vale sua marca? O que define o preço de seu produto ou serviço é calculado de acordo com o Brand Equity. Poucos empresários conhecem realmente quanto vale suas marcas. A marca pesa imensamente nos resultados das empresas. Sem uma marca forte, dificilmente você terá a oportunidade de aumentar o valor percebido de seus produtos.

Pense sobre os consumidores da Apple, marca mais valiosa do mundo, em 2016: grande maioria são como “advogados” da marca. São fiéis e não a trocam por outra por nada – mesmo sabendo que algumas são melhores que a própria Apple. E então o que faz um consumidor buscar produtos mais caros sendo que existem no mercado outros similares mais em conta? Brand Equity.

O que é Brand Equity?

Chamamos de Brand Equity o conceito do valor de um produto ou serviço, ou seja, a “força” da marca que está por trás dos mesmos. É o resultado do grau de lembrança somado ao grau de fidelidade dos clientes e a força da imagem associada à marca.

Exemplificando: suponha que você vá a uma loja comprar uma camiseta lisa, sem nenhuma marca visível. Quanto custaria? Dez, vinte reais? E se essa mesma camiseta fosse de marcas como Nike ou Lacoste? Provavelmente mais de cinquenta reais… ou talvez duzentos! Essa é a diferença que o marketing chama de Brand Equity. O valor por meio da força da marca.

Nos últimos anos mais de 30% das grandes empresas do país solicitaram a consultorias a avaliação do valor financeiro de suas marcas. Muitas vezes, num processo de compra e vendas de ativos. Os executivos, principalmente na área de marketing, sentem a necessidade em justificar seus investimentos e suas verbas. Para outras, o que importa é o valor percebido que define o quanto a empresa poderá avançar em seus resultados.

Segundo Andréa Pinotti, Diretora de Marketing Institucional e de Atacado da marca mais valiosa do país, o Itaú-Unibanco, o segredo para ser a marca mais valiosa do Brasil, é ter uma gestão de marca muito forte. O digital tem sido um “equity” forte há mais de 10 anos. Nos últimos dois anos a marca tem investido forte em suas campanhas digitais, como o polêmico “Digitau” e as queridas Vovloggers que ajudam a quebrar barreiras com pessoas de mais idade que não confiam no mundo digital. “É um trabalho que envolve muita paixão. Marca é como uma pessoa: ela tem personalidade, tem atributos, pontos fortes e fracos. Você não consegue trabalhar com uma marca forte se não tem paixão por aquilo que você faz”, conta Pinotti.

Confira aqui as marcas brasileiras mais valiosas em 2016

E como aumentar o valor da sua marca?

Branding. Mostramos nesse outro post o que é e como marcas conseguem vender mais com uma estratégia de branding. Só existe um jeito de você sair da guerra dos preços baixos e fazer com os consumidores valorizem seu produto: aumentando o valor percebido da marca. É assim que produtos de grife conseguem atingir o alto padrão.

De acordo com Churchill e Peter* (2000), um valor positivo de marca permite à empresa incrementar seus negócios através de programas de marketing mais eficientes, preços e margens mais elevadas além de oferecer a possibilidade de extensão de marcas, entre outros. Em contrapartida, um valor negativo de marca irá prejudicar o desempenho da empresa.

Muitas empresas investem pesado em propaganda e marketing tentando criar uma marca forte e valorizada no mercado. Mas nem sempre geram o impacto esperado pois o planejamento de marketing veio antes ao de branding. Branding não é ter um nome, um logo. Branding vai muito além disso. Branding é a construção de sua marca dentro e fora de seu ambiente corporativo. É como você quer que as pessoas enxerguem sua empresa e somente com uma estratégia de branding muito bem estruturada e aplicada o valor de sua marca poderá ganhar força junto a seu mercado.

*CHURCHILL Jr., Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000.


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