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19 dicas de SEO para você aplicar em marketing de conteúdo

31 de janeiro 2017 | , , , | Diego Fávero

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O que você vai encontrar nesse texto são dicas de SEO testadas e aprovadas por especialistas na área. Empresas do mundo todo tem trabalhado fortemente o marketing de conteúdo em suas estratégias digitais mas grande parte acaba se esquecendo de um fator primordial: o SEO, termo dado às técnicas utilizadas para que seu site/blog tenha uma melhor posição e seja mais facilmente encontrado em buscadores como o Google.

O marketing de conteúdo está cada vez mais se posicionando como a principal estratégia de marketing digital nas empresas, afinal de contas, nada melhor do que atrair leads ao invés de correr atrás deles. Procure saber se sua agência de conteúdo ou sua equipe tem trabalhado essas dicas que daremos a seguir. Caso negativo, você está jogando dinheiro fora, ou melhor, perdendo oportunidades de negócios. O que é bom pode ser melhor ainda com ajuda do SEO.

Certamente todo texto que sua empresa produz é lançado em suas redes. Seja na newsletter, Facebook, impulsionamento, Twitter ou qualquer outro meio, você acaba ganhando centenas ou milhares de leitores. Mas, e depois? Seu texto vai continuar em seu blog por muitos e muitos anos. Será que ano que vem alguém vai encontrá-lo no Google? Será que meu concorrente escreveu sobre o mesmo assunto e trabalhou melhor o SEO do texto?

Aí que o Google se torna nossa maior aliado! Portanto, procure produzir seu texto pensando no Google. Nesse exato momento milhares de pessoas, no mundo todo, estão fazendo buscas no Google para sanar suas “dores”. Liste as palavras-chave de seu negócio e veja se em seu blog possui alguns textos citando essas palavras. Um texto apenas não basta; é preciso ter diversos para que o Google veja que você é uma referência naquela palavra. Viu só como só ter um site com uma página falando sobre aquele produto/serviço já não basta mais?

As práticas de SEO se dividem entre on-page e off-page. SEO on-page são as técnicas que você aplica na sua própria página: conteúdo, tempo de carregamento, melhorias no código, entre outros. Já o SEO off-page são as técnicas ligadas a elementos externos à sua página, por exemplo, a obtenção de links de outros sites apontando para o seu.

Abaixo listamos algumas dicas de SEO, a qual chamamos de “hacks” para que seus textos sejam feitos e publicados com as melhores práticas de SEO utilizadas no mundo todo. Mas e se todo mundo usar essas técnicas, quem fica em primeiro nas buscas? Não se preocupe.. o Google possui mais de 200 algoritmos para qualificar o rankeamento das páginas e, para “tristeza” de todos, esses algoritmos jamais são revelados.

1 – Trabalhe primeiramente o mobile

Desde o ano passado o Google está priorizando sites responsivos, ou seja, sites que são perfeitamente adaptados para dispositivos móveis, como o tablet e smartphone. Se seu site ainda não é responsivo, busque uma reformulação na nova tecnologia. Sites que não são responsivos são “jogados” para baixo da concorrência que já possui.

2 – Mínimo de 300 palavras

Jamais publique textos curtos. Sua postagem deverá ter no mínimo 300 palavras para que os algoritmos dos buscadores deem relevância para tal. Há mitos entre 200 ou 300 palavras, mas segundo plugins confiáveis da plataforma WordPress, o correto são 300 palavras.

3 – Sempre use URL amigável

Um dos hacks mais importantes do SEO é a chamada “url amigável”, que são as palavras que vem logo após a barra do seu domínio. Exemplo: http://www.suaempresa.com.br/aqui-vem-a-url-amigavel. Trabalhe nela as palavras-chave de seu texto. Ignore os artigos e pronomes das palavras. Por exemplo, no título “Fazer Branding é importante”, sua url amigável deveria ser: seusite.com.br/fazer-branding-importante”. Se seu site não possui uma opção de alterar a URL, atente-se que será penalizado pelo Google!

4 – Coloque as palavras-chave no título do texto

O título do seu texto é o título que aparecerá no título do Google quando alguém fizer buscas. Seu título deverá ter no máximo 70 caracteres. Coloque suas palavras chave no início do título e não no final.

5 – Trabalhe a meta description separadamente

Sabe aquelas duas linhas de descrição em que aparecem logo após o título das buscas do Google? São as chamadas “meta description”. Em seu painel administrativo de publicação de textos no site (CMS) há campos para inserir sua descrição do texto. Atente-se de colocar, resumidamente em 160 caracteres do que se trata o post, não esquecendo de inserir as palavras-chaves nesta descrição.

6 – Coloque as meta tags separadas no texto

Assim como citei acima, as tags (ou palavras-chave) devem ser inseridas no código fonte do texto através de seu painel (CMS/Publicador) admin do site/blog.

7 – Tenha apenas um H1 no texto

A tag H1 é o título principal do texto e, geralmente, o mesmo que será utilizado como <title> do site. Ele deve ser a primeira coisa que aparecerá no seu post. O <h1> jamais poderá vir no meio do texto ou depois de algo! Existe uma regra de hierarquia de tags.

8 – Todos os subtítulos do texto devem ser H2

Ajuste em seu texto para que todos os subtítulos do seu texto estejam com a tag H2. Caso seu texto não tenha subtítulos, crie. Para o Google, isso é muito bom!

9 – Utilizar como tags H3, H4 e H5

As demais palavras do texto devem ser trabalhadas com as tags h3, h4, h5. Nunca formate seu texto com as opções de tamanho de fonte que há nos editores de publicadores. Caso precise alterar o tamanho, use as tags pré-definidas entre H2 e H5. Se isso ainda não o fizer satisfeito, peça ajuda ao seu time de programadores.

10 – Use algumas imagens

Imagens são um ponto importante para o SEO. Procure usar ao menos uma imagem (em boa qualidade, com pelo menos 600px de largura), devidamente nomeada e com texto alternativo (alt). Lembre-se que para compartilhar posts nas redes sociais, os sites dos mesmos buscam em seu post uma imagem de referência para o compartilhamento. Capriche na imagem!

11 – Insira nome correto nas imagens

É de extrema importância que seu texto tenha imagens e para que o Google dê ainda mais relevância para seu post, as imagens deverão ser nomeadas com o que condizem. Por exemplo, jamais coloque em uma imagem que mostra uma fachada de prédio no bairro dos Jardins, em SP, com o nome do arquivo DCR0438.jpg. Nesse caso, a imagem deveria ser fachada-predio-jardins-sao-paulo.jpg.

12 – Insira um texto alternativo nas imagens

Em caso de sua imagem não ser exibida no navegador, seja por motivo de baixa conexão ou falha no servidor, é o atributo “alt” que será lido e exibido no local da imagem. Pode não ter muita importância para muitas pessoas, mas atente-se que o Google indica, sugere e usa os dados do “alt” no seu rankeamento.

13 – Use negritos e itálicos

O Google procura exibir em seus resultados as páginas mais relevantes às palavra-chave buscadas. Uma das formas de identificar a relevância de uma página é a ocorrência de negritos e itálicos. Como esses textos aparecem em destaque na página, são um forte indício de que o assunto da página está relacionado ao seu conteúdo. Procure colocar ao menos 1 vez em negrito a palavra-chave trabalhada na página.

14 – Palavra-chave no começo e fim

Procure sempre inserir sua palavra-chave principal no primeiro e no último parágrafo. Aproveite e coloque-as em negrito

15 – Não use a palavra-chave muitas vezes

Um volume excessivo de uma palavra-chave em uma página pode sinalizar ao Google uma técnica Black Hat chamada “Keyword Stuffing”. O Google pode em casos extremos penalizar o site ou, na maioria das vezes, simplesmente desconsiderar o conteúdo repetido.

16 – Use os links Internos e Externos

Ainda pensando no Google, procure citar, ao longo do seu texto, referências de outros posts de seu blog ou referências de outros sites, sempre inserindo o link para devidas referências. Não se esqueça de sempre colocar o link para abrir em uma nova janela (target=”_blank”), assim, evita que o leitor clique no link e abandone seu site.

17 – Não use seu texto mais de uma vez

O Google penaliza páginas que reproduzem o mesmo texto em diversos sites. Essa prática é considerada uma penalidade e seu texto, originalmente publicado em seu blog, perderá valor nas buscas. Portanto, não peça para “amigos” publicarem seu texto em outros blogs e sites.

18 – Conte as histórias que seu público quer ler

Produza conteúdos relevantes. Faça uma pesquisa na ferramenta Google Trends e verifique se realmente sua palavra-chave é buscada com frequência. O Google possui algoritmos que identificam se seu texto é relevante para os usuários e até se o mesmo gostou ou não do que leu. Aí está a importância de redigir um texto com qualidade e não somente para “fazer número”.

19 – PLUS: Revise as dicas de SEO

Texto produzido. Será que está pronto para publicar? Caso você não esteja utilizando WordPress ou não tenha o plugin Yoast SEO, cheque neste site se seu texto realmente está com o “mínimo aceitável” para que o Google destaque seu post.

Agora que você já conheceu algumas dicas de SEO para que seu marketing de conteúdo tenha mais relevância nos buscadores, principalmente no Google, é hora de revisar seus textos publicados, ajustar e aplicar nos que serão lançados futuramente. O resultado será apresentado a médio longo prazo, quando suas visitas se multiplicarem.

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