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Inbound Marketing: será que preciso na minha empresa?

7 de fevereiro 2017 | , | Diego Fávero

Reading Time: 4 minutes

Muito se fala hoje em dia sobre Inbound Marketing. Pra quem ainda não conhece ou ainda não aplica na sua empresa esse texto vai lhe ajudar esclarecer todas suas dúvidas de como funciona, pra que serve e se realmente você precida de inbound marketing na sua empresa.

Inbound Marketing é o novo marketing digital. Novo porque reinventou-se o modo em que o marketing online estava se relacionando com seus públicos e o “velho” passou a ser denominado como “outbound”, que seriam as metologias de conquistar clientes mais tradicionais através de anúncios. O inbound tem um lance mais moderno. Ele fala com o consumidor e trata-o como amigo. Cria uma relação em duas vias e no final do funil têm uma legião de fãs-clientes. E o melhor de tudo: é 60% mais barato ao marketing outbound. A metodologia chegou ao país um pouco mais de cinco anos e teve a startup Resultados Digitais como grande percussora do assunto. O brasileiro passou a enxergar como os americanos e outras empresas do mundo todo estavam vendendo mais gastando muito menos. A partir daí o número de empresas brasileiras que investem em inbound crescem absurdamente dia a dia.

Diferença entre Inbound Marketing e Outbound Fonte: Viver de Blog

Já mostramos aqui no blog como as empresas podem construir uma máquina de vendas de sucesso, método aplicado entre as principais startups e empresas de tecnologia do mundo todo. O ponto fundamental pra essa máquina funcionar é exatamente o inbound marketing, que traz estratégias de atração de leads, ou seja, no método antigo as empresas precisavam anunciar seus produtos para que algum lead pudesse ser impactado. Um tiro no meio da multidão. Já o inbound baseia-se em geração de conteúdo relevante de modo que leads interessados naquele assunto sejam impactados diretamente pelas empresas. Suponha que seu negócio é venda de copos personalizados para festas. No outbound você criaria anúncios e investiria pesado em mídia online tais como banners em sites, blogs, Adwords, FaceAds, etc. Não que isso seja errado, mas o investimento é muito maior comparado ao inbound. No inbound tudo o que você precisa pra começar é um blog. Nele você irá criar conteúdos relacionados ao seu negócio, que no caso, seriam os copos personalizados. Certamente milhares de pessoas no país estão fazendo buscas no Google sobre copos personalizados e se você tiver um texto no seu blog falando sobre esse assunto, o leitor irá entrar no seu blog e posteriormente seus produtos. Isso é SEO: estratégia do inbound que visa atração de leads via busca orgânica.

Essa é apenas uma das dezenas estratégias de inbound marketing e que podemos ver melhor na imagem abaixo. Não é necessário fazer todas para que o inbound “rode”; antes de tudo você precisa definir o que quer com seu plano de ação: aumentar as visitas no site? gerar leads? vender mais? Com certeza tudo isso.

O que é possível fazer com Inbound Marketing

No inbound marketing metrificamos as etapas e chamamos essas etapas como “funil do marketing“. Para chegar nas vendas é necessário um “namoro” com seu lead. Jamais envie email marketing de produto para alguém que apenas assinou sua newsletter. É preciso fazer uma nutrição de lead; namorá-lo até entender suas dores e depois partir para a venda. Isso pode demorar semanas ou meses.

Funil do Inbound Marketing e vendas

Agora pense como consumidor. Quantas vezes você recebeu uma ligação de alguém querendo te vender algo sem você nem saber como tinham conseguido seu telefone? Imagino o que você deve achar dessa empresa hoje em dia…

Pois é, o inbound marketing veio para ser uma grande revolução no modo em que as empresas conquistam clientes no meio online. E se sua empresa ainda acha que ter um site é tudo o que você precisa, dê uma olhada no número de acessos que tem por mês. Agora imagine esse número sendo multiplicado mês a mês através do inbound marketing e centenas deles pedindo informações sobre seus produtos. Com certeza sua taxa de conversão será muito maior do que sobre anúncios e ligações frias de seus vendedores.

Como montar uma equipe de inbound marketing?

Montar uma equipe completa de inbound marketing pode ficar caro para pequenas e médias empresas pois necessita-se de profissionais para os cargos:

  • Planejamento
  • Redator de conteúdo
  • Designer
  • Analista de campanhas
  • Especialista em inbound
  • Social Media
  • Especialista em SEO
  • Growth Hacker

Contudo há empresas que querem fazer “milagre” e contratam um profissional de inbound para fazer todo esse trabalho. Os resultados, além de demorarem para vir, não serão os esperados e toda sua expectativa pela metodologia do inbound vai pro ralo. Colocar em prática um plano de inbound requer profissionais capacitados e dedicados a isto. Comece sonhando alto e planejando baixo. Um especialista pode colocar em prática, em alguns meses, o início para seu sucesso e quando o processo “começar a rodar” você irá notar que precisará investir em mais pessoas ou contratar uma agência especializada em inbound, o que pode ser mais vantajoso visto que possuem diversos profissionais que trabalharão para sua empresa com custos muito menores do que contratar uma equipe interna.

O inbound marketing já está no país há um pouco mais de cinco anos. Muitas empresas já estão no topo do sucesso, outras engatinhando e grande maioria ainda fazendo processos de outbound. Pense que não é à toa que empresas do mundo todo estão trabalhando nisso e atraindo milhares de leads diariamente; leads que querem se conectar às empresas; leads que estão com dores e buscam soluções em empresas que confiam. O sucesso é certo para aqueles que praticam. Afinal de contas, o que você prefere: correr atrás de clientes ou os clientes correrem atrás de sua empresa?

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