BLOG DA LEN

Tudo sobre branding, comunicação e marketing digital

As marcas mais influentes no Brasil

5 de abril 2019 | | LEN

Reading Time: 2 minutes

Chocolate é irresistível, mas o tipo de marca que mais influencia o brasileiro está no setor de tecnologia – com a vantagem de dispensar as calorias e os carboidratos. Na mais recente pesquisa The Most Influential Brands, da Ipsos, enquanto a Nestlé ocupa a quinta posição, o ranking brasileiro é dominado pelas empresas high-tech: Google, Samsung, Facebook e Youtube.

Na prática, ser uma marca influente é muito mais do que aparecer para o consumidor em todos os lugares possíveis, em alguns casos desgastando sua imagem, ou em horas desagradáveis. A influência tem a ver com cumplicidade. Marca influente é aquela que você está disposto até a revelar alguns de seus segredos em troca de privilégios para consumir. É aquela com quem deseja se relacionar. Nas palavras de Alan Liberman, Head Latam de Marketing Strategy & Understanding na Ipsos, “a influência é um valor intangível que as marcas têm e podem provocar mudanças em comportamentos, ações ou opiniões”.

O consumidor demonstra desejar marcas úteis, que agreguem ao dia a dia e mostrem merecer o seu apoio. A pesquisa considera cinco dimensões para entender o que as pessoas levam em conta para escolher suas marcas preferidas.

32% – Liderança e Inovação
30% – Confiança
17% – Presença
16% – Responsabilidade Social
4% – Engajamento  

Comunicar para conquistar o seu cliente

Marcas sempre representam algo e essa representação depende da habilidade que cada empresa tem de usar seus canais e contar ao mundo a sua história. A história que vai emocionar, levar a uma nova atitude, aproximar, criar um relacionamento. Guardadas as devidas proporções, isso pode ser feito em todos os mercados com a estratégia de comunicação adequada.    

O estudo da Ipsos avaliou 57 atributos, mensurando o impacto das marcas na vida dos entrevistados, além de entender se fazem parte do cotidiano dos consumidores. O resultado mostra a abertura dos brasileiros a novidades e tecnologias, bem como a importância que dá à credibilidade, em um momento no qual a confiança nas instituições está em crise.

Além das empresas de tecnologia, destacam-se na lista as companhias de bens de consumo. De acordo com o comunicado no site do instituto de pesquisas, Liberman explica o resultado. “ A tecnologia está mudando as nossas vidas, por isso não é surpresa ver tantas marcas do setor no ranking. As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam e estabelecem um relacionamento emocional com elas. Eles não podem imaginar as suas vidas sem essas marcas”.

Veja a lista:

1- Google
2- Samsung
3 – Facebook
4 – YouTube
5 – Nestlé
6 – Microsoft
7 – Colgate
8 – Johnson & Johnson
9 – Netflix
10 – Omo

No Brasil, a pesquisa entrevistou 1.030 pessoas por meio de painel online, entre 23 de novembro e 17 de dezembro de 2018. O estudo “The Most Influential Brands” é realizado em 17 países.


Busca




^