BLOG DA LEN

Tudo sobre branding, comunicação e marketing digital

4 dicas para enfrentar tarefas desagradáveis com sucesso

5 de abril 2019 | | LEN

Reading Time: 2 minutes

Você pode ter escolhido a carreira que sempre sonhou, pode ter encontrado a melhor empresa para trabalhar e estar até no melhor momento da sua vida, mas jamais conseguirá fugir de algo que persegue todo profissional: tarefas desagradáveis.

Segundo especialistas melhor do que tentar escapar de uma tarefa desagradável é resolvê-la. Faz bem para a saúde e dá aquela sensação de dever cumprido, significado e propósito conhecida como satisfação pessoal.      

Um estudo da Universidade de Zurique tentou identificar como pessoas bem-sucedidas lidam com esse tipo de atividade, incluindo na pesquisa tanto tarefas intelectuais no escritório quanto atribuições mais práticas, como pegar um ônibus, cozinhar e limpar a casa.

Conheça as estratégias para enfrentar tarefas desagradáveis com sucesso:

Estratégia 1 

Focar nas consequências positivas
Essa foi a estratégia mais usada.
Antes de começar, pense por exemplo em como o ambiente vai mudar quando a tarefa estiver concluída, você estará satisfeito, seus colegas vão agradecer pelo seu desempenho e você poderá inclusive descansar melhor em casa depois do trabalho.

Por exemplo:

– Ao concluir esta proposta, poderei ter um cliente novo;
– Se eu concluir este relatório, vamos ter uma base para melhorar os números no segundo semestre

Estratégia 2
Focar nas consequências negativas
E se a tarefa não for concluída com êxito? Isso pode gerar novas reuniões, mais trabalho, feedback negativo. Melhor cumprir a tarefa e evitar dor de cabeça.

Estratégia 3
Pensar no término
Se a tarefa for longa, divida o trabalho em etapas, celebre o fim de cada uma delas. Pensar que cada etapa ou o próprio trabalho como um todo será concluído em breve é um fator motivacional relevante.

Estratégia  4
Controle as emoções
Se o sentimento não vem de dentro para fora, procure você mesmo transformá-lo de fora para dentro. Isto é, consciente de que fará uma tarefa desagradável, procure manter o bom humor.

Com informações da BBC


Busca




^