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Porque diretores e gerentes devem escrever no LinkedIn Pulse

26 de janeiro 2017 | , , | Diego Fávero

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Engana-se quem acha que LinkedIn é apenas uma rede profissional de busca e oferta de empregos. Certamente quem pensa assim não conhecem o LinkedIn Pulse. Atualmente no LinkedIn, cerca de 12 mil artigos são publicados em português toda semana.

O Pulse é uma plataforma de publicação do LinkedIn a qual permite que usuários publiquem artigos sobre suas especialidades e interesses. Funciona quase como um blog: você escreve seu artigo e ele é compartilhado com publicamente com sua rede e esse conteúdo se torna parte do seu perfil profissional. Além disso, você pode conseguir seguidores, o que faz com que você ganhe notoriedade e influência no meio. E é aí que a coisa toda começa ficar mais interessante.

O LinkedIn Pulse é uma oportunidade fantástica de você ficar por dentro de notícias atuais e insights de uma grande variedade de autores, conhecidos ou “ainda” não. Digo “ainda não” pois muita gente boa anda escrevendo frequentemente, ganhando novos seguidores todos os dias e construindo sua reputação. Sim, marketing pessoal!

A funcionalidade é usada tanto por figuras de projeção global, como Hillary Clinton, Bill Gates ou Mohamed El-Erian, quanto por profissionais “anônimos” e jovens recém-saídos da faculdade. No entanto, pelo o que construíram no percorrer das suas carreiras, alguns nomes são referências em suas áreas de atuação. O LinkedIn premia estes nomes com o título de Influencer. Ao longo de 2016, alguns desses Influencers criaram com destaque uma voz ativa dentro da nossa rede social. Ricardo Amorim – economista, apresentador do Manhattan Connection e presidente da Ricam Consultoria é um deles. Escreve sobre economia, política, sociedade e carreira, onde acumula mais de 430.000 seguidores.

Mas por que devo escrever no LinkedIn Pulse?

Muitos empreendedores ou artistas entram na zona de conforto após terem algum êxito. Pensam que fazer mais do mesmo garantirá o sucesso de outrora. “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Cora Coralina tinha toda a razão. Publicar artigos, experiências e conhecimentos no LinkedIn Pulse é muito mais do que marketing pessoal: é passar adiante seu sucesso (e também seus tropeços e aprendizados). É juntos construirmos um mundo empreendedor melhor; é mostrar caminhos para a felicidade profissional de muitos profissionais que buscam inspirações.

Por onde começo?

Bom, se você entusiasmou-se com a ideia de levar adiante seus conhecimentos na plataforma, vamos dar algumas dicas para chegar ao topo, entre os influencers.
1 – Periodicidade
Ninguém ganhou relevância de um dia para o outro. Nem quem já era “famoso”. Procure escrever com frequência. Uma, duas vezes por semana até que pegue o “gosto” e escreva com mais frequência ainda.

2 – Conteúdo
Escrever sobre o que? Pense naquilo que você tenha confiança de que é bom. Conte suas experiências profissionais, vitórias, derrotas, aprendizados e seu dia a dia como empreendedor. Suas histórias poderão inspirar milhares de profissionais. Tenha em mente três a quatro assuntos que escreverá daqui pra frente e seja reconhecido por isso daqui a um tempo.

3 – Engajamento
Procure ler e comentar outros artigos. Crie relacionamentos com outros autores e divulgue seus textos para sua rede no LinkedIn, Facebook, Twitter, E-mail, etc. Provoque perguntas ao final do texto para que o leitor responda-às. Um bom engajamento é quando o leitor comenta e faz marcação indicando o texto para sua rede de contato.

4 – Conheça seu público
Para quem você escreve? Alunos? Estudantes? Profissionais? Gerentes? Diretores? Defina seu público e descubra o que engaja melhor. Os primeiros textos lhe darão um caminho do que é mais aceito e o que não há relevância. Às vezes, o que é bom para você não faz o menor sentido para muitos.

5 – Não desanimar
Não desanime se seus primeiros textos tiverem poucas curtidas e comentários. É apenas um começo. Somente com frequência de publicação e qualidade dos textos é que fará com que os leitores passem a te seguir. Capriche nos títulos dos artigos.

O LinkedIn Pulse é um excelente canal para você ampliar seus públicos e sua reputação. Você pode também escrever pensando em Brand Content, que é uma estratégia de marketing para sua marca a um longo prazo. Isso deve ser definido logo no início: se você é uma figura que carrega uma marca por trás, atente-se que o que escrever no Pulse pode ser caracterizado como relação ao posicionamento da marca. Os grandes influencers não vendem sua marca em seus textos, mas bons textos trazem uma confiança e uma relação melhor ainda com as marcas que estão por trás de suas carreiras. Seja paciente com o engajamento, mantenha a frequência e dissemine seus conhecimentos. Publicar textos de sua autoria pode dar um ótimo impulso para sua marca e para sua carreira.

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