RECEBA NOSSA NEWSLETTER

BLOG DA LEN

Tudo sobre branding, comunicação e marketing digital

8 dicas de ferramentas e aplicativos para profissionais de marketing

6 minutos | 21 de fevereiro 2018 | , | Diego Fávero

Share

Quantas ferramentas e aplicativos você usa no dia a dia? WhatsApp, Instagram, Facebook… Certamente você possui uma série de ferramentas úteis (ou não) que te auxilia nas tarefas e, por que não, no lazer e entretenimento.

Mas e quando o assunto é marketing?

Quais ferramentas e aplicativos para profissionais de marketing você conhece e realmente usa para ajudar nas ações e planejamento de seu trabalho? Hoje trazemos uma lista com 8 dicas + bônus que vão te ajudar muito na organização e produtividade de seu trabalho.

Vamos lá?

1 – Typform

Pesquisas são fundamentais para qualquer marketeiro. Se você sente-se limitado como o Google Forms, experimente o Typform. É simplesmente incrível a facilidade que a ferramenta te dá para criar formulários de pesquisa! E o melhor é a usabilidade para quem está respondendo suas perguntas. Design moderno, leve e o melhor de tudo: possui versão free!

2 – Trello

Inspirado na metodologia Scrum, o Trello faz parte do nosso dia a dia, aqui na LEN. Ele é um organizador de tarefas, eventos e jobs que pode ser utilizado como você quiser, pois é você que monta o seu board no processo simples de “arrasta e solta”. Cada projeto é separado pelos boards e neles você insere colunas, que são as listas/fases do projeto, em questão. Dentro das listas você cria cards com as tarefas relacionadas e pode dar atributos como data de entrega, nomear responsáveis, anexar arquivos e receber alertas por e-mail. Na LEN usamos bastante para fluxo de jobs entre colaboradores e clientes. Deixamos para trás o papel impresso com os briefings de jobs e adotamos o Trello como nossa ferramenta de fluxo de trabalho. Ah, e tem APP para smartphones, o que facilita bastante o acompanhamento de tudo, onde quer que você esteja!

 

3 – RD Station

RD Station é o software de monitoramento de marketing digital que utilizamos para nossos clientes, aqui na LEN. Ele é completo e nos dá a visão geral de todos os processos do planejamento de inbound. Nele conseguimos criar land pages, monitorar páginas visitadas de cada lead, enviar email mkt, disparar emails automáticos para os leads conforme sua jornada de compra, analisar a inteligência do negócio, entre outras dezenas de funcionalidades que fazem parte da rotina de nossos marketeiros. Uma ferramenta indispensável para suas ações de marketing digital!

 

4 – Google Keep

O Google Keep surgiu para ser concorrente do Evernote e ganhou milhares de fãs pelo mundo todo. Profissionais de marketing sempre estão com suas agendas cheia de tarefas. Mas como organizar tudo isso? Google Keep! A pode ser acessada via desktop ou APP e nela você cria listas de tarefas, anotações por audio e texto, ideias, pensamentos, guarda fotos e até desenha com a mão! E tudo isso em um aplicativo simples, fácil de usar e intuitivo.

5 – Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta gratuita que reúne uma gigantesca base de dados para mostrar a você quais temas estão sendo pesquisados no momento, quais foram pesquisados nos últimos 30 dias (ou no último ano, ou nos últimos 5 anos, ou em qualquer data pré-definida desde 2004), quais temas relacionados à sua pesquisa as outras pessoas também estão buscando e outros insights. Usamos diariamente na LEN para descobrirmos tendências, descobrir melhores termos e palavras para estratégias de SEO e marketing de conteúdo. Dá uma fuçada por lá que você vai se encantar!

 

6 – SEMrush

Todo marketeiro precisa entender pelo menos um pouco de SEO para otimização do site e estratégias de marketing de conteúdo. O SEMrush é a ferramenta ideal para o assunto. Possui inúmeras funcionalidades bem úteis para as otimizações de busca. Está em dúvida qual palavra usar e qual o volume de buscas dela no Google? Como otimizar meus backlinks?  O SEMrush pode te ajudar nesse e em outros “problemas” do seu dia a dia.

7 – MindMeister

Sabe quando você tem uma ótima ideia na cabeça, mas ainda não colocou no papel? O MindMeister nos ajuda a visualizar e organizar os projetos (sejam grandes ou pequenos) e também criar fluxograma para suas ideias e projetos. Facilita bastante na organização de informação!

8 – Google Drive

Deu para notar que sou fã das ferramentas do Google, né? É que realmente eles criam algo que faz sentido para facilitar as tarefas dos profissionais e o Google Drive faz isso. Se você ainda não conhece, o Google Drive é um serviço de armazenamento de documentos online. Com ele você cria documentos Word, Excell, Power Point, armazena documentos, fotos, vídeos e tudo o que quiser para acessar de qualquer lugar do planeta. É isso mesmo! Já pensou poder acessar sua planilha de resultados de casa, de outra cidade, de outro pc sem precisar carregar seu notebook ou pendrive? Não vivo sem! Além disso você pode compartilhar seus documentos para outras pessoas acessarem para visualizar ou editar. Chega de ter que pedir para fecharem a planilha na rede pois você quer usá-la! No Google Drive várias pessoas podem editar ao mesmo tempo tudo. Ah, e salva sozinho!

 

BONUS

Video Speed Controller

Esse não é um aplicativo e nem uma ferramenta e sim uma extensão para o Chrome. É uma das melhores descobertas que tive nos últimos anos, pois com o Video Speed Controller instalado em seu navegador, você economizará bastante tempo ao assistir vídeos. Como? Imagine poder assistir uma aula online de 30 minutos em apenas 15. Essa extensão cria botões para você acelerar o quanto quiser a velocidade do vídeo que for assistir. Para nós, marketeiros, economizar tempo é o que mais precisamos para atender todas as demandas do dia a dia, não é mesmo?

E você, tem alguma dica de ferramenta e aplicativo para profissionais de marketing que queira incluir nessa lista?

Deixe nos comentários!

 

Você pode se interessar também por:

Share

Deixe seu comentário


Busca




^