Ao completar 50 anos, a JAMEF, uma das maiores transportadoras de carga do Brasil, questionou a necessidade de renovar sua imagem institucional. Convidada a criar o novo posicionamento de marca, a LEN apurou todas as necessidades da empresa naquele momento, contando inclusive com o resultado de pesquisas realizadas com clientes e colaboradores da empresa pela Consultoria Troiano.
Nosso trabalho começou pela criação de uma nova tagline: "A gente sempre leva o melhor para você". A reformulação da identidade visual da JAMEF veio a seguir, com a criação de um novo logotipo que traduz com mais eficiência sua promessa de valor. Ícones para traduzir os diferenciais da empresa: cuidado, eficiência, cobertura nacional, segurança e monitoramento. QR Code: em compasso com a inovação tecnológica. E, também, um símbolo para destacar o orgulho de ser uma empresa 100% brasileira.
Em andamento, a reformulação visual da frota, composta por 800 caminhões, agrega todos esses elementos, revelando o novo momento JAMEF para o mercado. Uma ampla gama de materiais foi produzida para múltiplas plataformas, inclusive um hotsite (www.semprelevaomelhorparavoce.com.br) com mais informações sobre o novo posicionamento para os diversos públicos. Dos displays às fachadas das filiais, dos anúncios aos folders eletrônicos, dos gifts – caminhões de brinquedo – às camisetas e kits de lanche, dos spots de rádio ao vídeo institucional, a nova JAMEF está "no ar".
Neste novo momento, homenagear a cultura local das filiais tornou-se ainda mais importante. Por isso, fizemos a customização temática da frota com o Boi-Bumbá, tradicional festa de Parintins, no Amazonas, na época do evento. A ação foi complementada com a criação de peças digitais, intercalando imagens dos "bois" Garantido e Caprichoso, os dois famosos grupos concorrentes locais.
A comunicação também tem papel estratégico na divulgação da expansão do atendimento rodoviário da empresa no Nordeste, com a abertura de unidades em 7 Estados. Na campanha de comunicação interna, optamos pela utilização de elementos gráficos do imaginário popular e de pontos turísticos importantes nos materiais produzidos.
Com um discurso alinhado ao momento atual e planos de expansão, a JAMEF comemora os resultados. "Para nós foi excelente encontrar uma agência que conseguisse entender nosso negócio e também nossos propósitos de maneira muito rápida", diz Paulo Nogueirão, diretor comercial & marketing da JAMEF. A qualidade dos trabalhos tem cumprido seu papel. "Isso tem levado a JAMEF a uma nova e elevada projeção de imagem de marca e percepção de valores pelos nossos clientes, o que, em grande parte, foi feito com a contribuição da LEN", finaliza Nogueirão.