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Qual o papel do Branding para empresas?

17 de janeiro 2017 | , | Diego Fávero

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O branding é uma excelente estratégia para a criação da marca. Não é por acaso que inúmeras empresa vêm se destacando nas redes sociais como “queridinhas” pelo o que fazem a seus clientes internos e externos. Saiba que por trás desse sucesso todo há uma estratégia de branding aplicada. Marcas bem construídas inspiram qualidade, faz com que as pessoas lembram dela, trazem desejos de estar por perto (até em trabalhar por lá). Mas como é que uma empresa consegue criar “zeladores” da marca comunicando com seus públicos – interno e externo?

A Starbucks é um exemplo real de um bom branding: vende mais de 30 tipos de produtos e é lembrada como uma cafeteria. Mas as pessoas não vão lá só para tomarem café. É muito mais que isso. Vão para levarem seus notes e trabalharem com wi-fi gratuito. Marcam reuniões de negócios, encontro com amigos e até românticos. Possuem a mesma qualidade ao Frans Café, mas as pessoas ainda preferem ir ao Starbucks. A Apple não possui apenas o iPhone. Quem é adepto aos produtos do “eterno” Stev Jobs sabe qual a sensação e orgulho em ser cliente da maça.

Branding é uma estratégia pra criar percepções na mente dos seus públicos – clientes e/ou consumidores – sobre seu produto ou serviço. Veja nesse ebook gratuito, desenvolvido pela Agência LEN, alguns cases de como empresas utilizam o branding para aumentar suas vendas . Boa parte das empresas possuem um leque de produtos e serviços mas, se você quer que seus consumidores contem uma história sobre você, é mais fácil que se lembrem fortemente de um produto. É o que faz a Starbucks (que não vende só café).

Philip Kotler, o guru do marketing, já dizia há uns anos que o marketing 3.0 estava por vir. Seria a “era do consumidor”. E lá estamos nela, onde o consumidor ganhou voz, poder de compra e está cada vez mais exigente com as marcas. Empresas que buscam sucesso crescente precisam se preocupar em transmitir suas histórias de “boa cidadã corporativa”. Não basta mais só vender qualidade; as pessoas estão buscando consumir produtos mais sustentáveis, que tragam uma maior experiência e sonhos de um mundo melhor. Empresas que assim seguem, são recompensadas de uma imagem melhor.

Mas não basta ser pontual. É preciso que toda essa estratégia seja desenhada e alinhada com a cultura organizacional da empresa. Sua marca tem o propósito de dar rumo ao seu negócio e criar relações fortes com seus públicos. Uber, Nubank, Coca-Cola, Nike, Starbucks, Apple? Branding.


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