BLOG DA LEN

Tudo sobre branding, comunicação e marketing digital

30 dicas para tornar seu dia mais produtivo

14 de janeiro 2017 | | Diego Fávero

Reading Time: 5 minutes

Organizar-se com suas tarefas diárias e entregar no prazo – e com qualidade – pode ser mais simples do que imagina. Tudo baseia-se em organização. Se você é uma pessoa que vive reclamando de falta de tempo para concluir seus deveres e termina o dia com mais tarefas do que iniciou, separamos 30 dicas que farão você ter um um dia mais organizado e produtivo. Confira!

1 – Crie listas de tarefas
Organize seu próximo dia. Vale em post-it, no Trello, no smartphone ou onde achar melhor. Isso facilita o início do seu dia seguinte, no trabalho.

2 – Durma e acorde cedo
Seu corpo e sua mente precisam descansar. Procure dormir cedo, com pelo menos 8 horas de repouso. Acordar cedo deixa seu dia muito mais produtivo e você consegue fazer muitas tarefas pela manhã.

3 – Celular em modo noturno
Um dos motivos que você deve dormir tarde é o celular na hora de deitar na cama. Coloque em modo noturno para que nenhuma mensagem interrompa o processo de dormir.

4 – Alimente-se pela manhã
Crie a rotina de comer algo ao acordar. Isso faz com que seu corpo e sua mente receba nutrientes para funcionar melhor.

5 – Faça alongamentos matinais
Rápidos alongamentos, feitos em casa ou no escritório ajuda a despertar os músculos e eliminar a tensão provocada pelas horas que ficamos na mesma posição, dormindo.

6 – Faça as coisas mais fáceis primeiro
Comece suas tarefas com aquilo que é mais fácil e que irá fluir. Não busque começar com coisas que irão travar seu raciocínio. Elimine de cara as tarefas menores.

7 – Tenha um ambiente agradável
Organize sua mesa., ninguém gosta de bagunça. Ter um ambiente agradável deixa seu dia mais leve e produtivo.

8 – Use roupas confortáveis
Procure olhar a previsão do tempo antes de sair de casa. Mesmo que faça muito sol, deixe uma blusa no trabalho. Ninguém sabe a temperatura do ar-condicionado que enfrentará pela frente.

9 – Música sempre baixa
Se você gosta de ouvir música durante o trabalho, procure ouvir coisas mais calmas e com um volume baixo. Além de não atrapalhar o colega ao lado, seu cérebro trabalha melhor com a calmaria.

10 – Deixe o celular de lado
Uma das principais causas da falta de produtividade é a “olhadinha” no celular. Deixe-o de lado, virado para baixo e no silencioso. Se for algo muito importante, a pessoa irá te ligar.

11 – Evite redes sociais
Assim como o celular, as redes sociais desviam seu foco e atenção. Deixe para olhar no horário do almoço ou na pausa pro café.

12 – Email pessoal
Seu email pessoal não deve fazer parte do seu horário de trabalho. Aproveite a pausa do café para olhar seu email pessoal, também.

13 – Checar email duas a três vezes por dia
Algumas pessoas têm o hábito de olhar emails a cada 5 minutos. Isso pausa sua linha de raciocínio naquilo que estava fazendo. Cheque emails eventualmente ao longo do dia, de duas a três vezes é mais do que o suficiente.

14 – Comprometa-se ao que consegue entregar
Não queira abraçar o mundo. Só prometa entregar aquilo que tem a certeza que irá entregar no prazo estabelecido. Não é feio dizer não.

15 – A pausa do cafézinho
Pausas para o café são boas para refrescar a mente. Mas não pare com exageros de vezes e nem de tempo tomando café e batendo papo. Seja breve.

16 – Utilize Google Docs
Essa ferramenta é online e você poderá abrir suas planilhas, seus documentos e apresentações em qualquer computador. Sabe aquela hora em que está em casa e precisa acessar uma planilha? Com o Google Docs é possível, caso você tenha criado por lá.

17 – Não converse sobre trabalho na hora do almoço
Procure conversar sobre coisas alegres e divertidas. Refresque sua mente e não fale sobre problemas no trabalho. Seu retorno será muito mais motivante.

18 – O bom é melhor que o não feito
Sabe aquela hora em que você está com muita coisa pra fazer e quer entregar tudo impecável? Entregue com qualidade e não deixe de entregar por falta de tempo. Melhore depois.

19 – Evite fazer reuniões que possam ser feitas depois
Reuniões ocupam muito tempo do nosso dia. Muitas vezes pode ser resolvida com um telefonema ou adiada para um momento mais tranquilo.

20 – Tenha os prazos em mente
Coloque em sua agenda os prazos. Verifique e acompanhe o andamento de tudo. ter os prazos em mente evita que você fala tudo correndo de última hora.

21 – Não faça várias tarefas ao mesmo tempo
Mil abas no navegador? Se você começa algo e já parte pra outra tarefa sem terminar a primeira, procure começar e terminar uma de cada vez. Suas entregas serão bem melhores.

22 – Use o Princípio de Pareto
Mantenha o foco nos 20% que realmente importam. Com base no princípio, um quinto do tempo de um dia de trabalho – que representa as tarefas mais relevantes – provavelmente irá produzir quatro quintos dos resultados.

23 – Pergunte, se não souber
Ninguém sabe de tudo. Não tenha medo ou vergonha de perguntar algo que não saiba. Mesmo que tenha acesso ao Google, seu colega de trabalho pode ser muito mais útil para isso.

24 – Faça pausa, quando necessário renovar ideias
Na hora em que sua cabeça “ferver”, pare por alguns minutos. Levantem, pegue um café e faça pausas para refrescar a mente e o corpo.

25 – Estabeleça limites para começar e terminar
Procure não ficar até tarde no trabalho. Não comece muito cedo e nem termine muito tarde. Planejamento das tarefas lhe darão esse espaço de começo e entrega com mais facilidade.

26 – Revise ao final do dia
Terminou o dia de trabalho? Revise tudo o que fez e veja se precisa anotar algo para refazer ou melhorar no dia seguinte. Não entregue nada sem revisar.

27 – Equilibre sua vida pessoal e profissional
Há uma vida lá fora do seu trabalho. Procure ter o equilíbrio entre seu trabalho e sua vida pessoal. Sua saúde mental agradece e sua vida será muito melhor.

28 – Controle a ansiedade com esportes
Ansiedade é o mal que afeta o planeta. Nada de remédios! Controle a ansiedade praticando esportes semanais. Nem que seja uma caminhada de meia hora por dia ou uma natação na piscina do prédio.

29 – Dedique um tempo para aprender e ensinar algo
Pergunte-se sempre o que você aprendeu e ensinou naquele dia. Busque ampliar seus conhecimentos e passe à frente coisas que serão úteis às pessoas que se relaciona. Não seja egoísta de conhecimentos.

30 – Terceirize demandas
Procure terceirizar demandas internas com uma agência parceira. Foque no que você é bom e traga a espertise da agência para te trazer qualidade e resultados para seus negócios.

Certamente existem inúmeras outras dicas para deixar seu dia mais produtivo. Comece aos poucos. Pratique algumas todos os dias e sinta os resultados com o tempo. A mudança só depende de você!

Conheça o Leadformance

 


Busca




^