BLOG DA LEN

Tudo sobre branding, comunicação e marketing digital

12 erros de marketing digital que empresas (ainda) cometem

27 de março 2017 | , , | Diego Fávero

Reading Time: 6 minutes

Nos últimos anos estamos vivendo a “era do conteúdo” atrelado às práticas de inbound marketing para geração de leads, negócios, relacionamento, branding e vendas.  Entre mais de 85 milhões de pessoas conectadas no Brasil, ou seja, mais da metade da população do país, encontramos um caminho de “mudar o fluxo do rio do marketing”, que antes, era voltado à uma comunicação de massa e hoje, o marketing digital consegue agir atraindo leads que já buscam sobre determinados assuntos. E você está lá, falando desses assuntos e levando conteúdo de qualidade para seu leitor.

Apesar das oportunidades que o marketing trouxe para as empresas, a falta de conhecimento, experiência e profissionais capacitados acabam resultando em alguns erros que podem comprometer suas expectativas e desempenho de seu investimento. Ou seja, dinheiro jogado fora e, com certeza, não é isso que você quer.

É comum encontrarmos sites com blogs, ebooks lançados diariamente e conteúdos de baixa qualidade. Mas será que tudo vale para se conseguir um lead? Não. Sua imagem de marca está em jogo. Produzir conteúdos de qualidade é o primeiro passo para crescer no “novo” marketing digital, mais conhecido como inbound marketing.

Para evitar que estes erros voltem a acontecer e suas estratégias se tornem um fiasco, listamos 12 erros de marketing digital que empresas (ainda) cometem. Preste atenção, compare com o que você faz e já fez e procure melhorar dia após dia para que seu leitor veja sua empresa como referência no assunto. A melhor maneira de conquistar leads e aumentar suas vendas é buscar profissionais capacitados que, desde o início, tragam segurança de que seu investimento terá retorno, sem riscos.

1 – Não definir objetivos

Já ouviu falar em OKR (Objectives and Key Results)? Trata-se de uma metodologia para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas.

Eu vou (Objetivo) medido por (esse conjunto de Key Results).

Todo o processo é simples e pode ser acompanhado diariamente para que trace seus objetivos e consiga atingí-los de forma dinâmica em um processo rápido de medição. Veja mais aqui.

Certamente as áreas de sua equipe possuem metas. Mas será que possuem um planejamento diário de como chegarão nelas? Planejar o marketing digital é saber cada passo que você dará para obter sucesso no prazo estabelecido. Ame planilhas, elas serão sua principal aliada para controlar o planejamento. Analise seu OKR e veja como melhorar o que não foi alcançado.

2 – Não definir sua persona

Você conhece seu público alvo? Sabe qual faixa etária, sexo, comportamento, perfil, suas dores e o como sua marca pode ajuda-la? Definir sua(s) persona(s) é fundamental para traçar seu planejamento de marketing de conteúdo, afinal, seus textos não servem para “qualquer pessoa”. É preciso focar em nichos, em personas e entender qual é sua jornada de compra (falaremos disso mais adiante).

3 – Não mensurar seus resultados

Você sabe quantos novos visitantes seu site recebe por mês? Quantas vendas foram geradas através de seu Facebook e de seu blog? O maior erro que uma empresa pode cometer no marketing (e na comunicação também!) é não medir seus esforços. Medir não é somente cobrar produtividade do colaborador. Medir é traçar metas agressivas e trabalhar em cima de seus objetivos diariamente e, no final do mês, você saber onde acertou e onde errou. Esses ajustes são tão importantes que virou uma nova profissão para o time de marketing: o “Growth Hacker“.

4 – Não investir em inbound marketing

Inbound marketing não é uma onda que todo o mundo resolveu “surfar”. É uma metodologia comprovada mundialmente por seus resultados acelerados num processo de “atração de leads”. Dentro desta metodologia há dezenas de processos que podem contribuir para o crescimento de busca por seus produtos e serviços. O inbound não é somente voltado para vendas. É também utilizado para gerar relacionamento, engajamento e percepção de marca. Não investir em inbound hoje em dia é frear no tempo enquanto seu concorrente está acelerando em uma Ferrari atraindo leads para seu negócio.

investir-em-conteudo-inbound

5 – Não produzir conteúdo de qualidade

Assim como muitas empresas ainda não investem em inbound, há diversas outras que já estão no jogo. Conteúdo é rei e chave para o inbound. Seja no blog, em ebook, redes sociais, vídeos, infográficos, seu conteúdo precisa ser planejado de acordo com sua persona e com uma base sólida de conhecimento sobre o que você fala. Pesquise, busque redatores especializados no assunto. Conteúdos mais densos tem ganhado maior engajamento a textos curtos, portanto, procure aprofundar seus conteúdos a fim de sanar todas as dúvidas de quem chegou até ele procurando respostas sobre suas dores.

6 – Não possuir um blog em seu site

Já parou pra pensar como será que as pessoas chegam até seu site? Se você não possui um blog, provavelmente a maioria chega digitando seu domínio porque já conhecem sua empresa ou receberam seu cartão de visita. Ou ainda buscaram o próprio nome no Google e clicaram. Mas e as outras milhares que procuram diariamente sobre determinado assunto, como chegarão em seu site se você não possui conteúdos relevantes para que o Google sugira ao lead? Quanto mais conteúdo (de qualidade) sobre determinado assunto (que é seu nicho) você tenha em seu site, mais visitantes você terá e esses conteúdos devem ficar em uma área específica em seu site, ou seja, no blog. Se você ainda não possui, trate logo de providenciá-lo e planeje pelo menos de dois a três textos por semana. Mas não se esqueça de produzi-los de acordo com a jornada de compra do cliente!

7 – Não traçar a jornada de compra nos conteúdos

Jornada de Compra é o caminho que seu cliente percorre desde o momento que descobre uma necessidade até o fim do funil, tornando-se um cliente. Portanto, seu conteúdo deve ser planejado para cada etapa desta jornada a fim de sanar suas dúvidas e nutri-lo para enxergar a necessidade de consumir seu produto/serviço.

8 – Se prender a métricas irrelevantes

Não se deixe enganar por número de seguidores, curtidas, pageviews. O que importa mesmo são métricas que levarão seu negócio para frente. Meça, por exemplo, por engajamento, conversões, leads e vendas. Ninguém quer ter 1 milhão de seguidores do Facebook e não ter nenhum envolvimento com o público.

9 – Não produzir conteúdo nas redes sociais

Não importa se você tem 1000, 10.000 ou 1.000.000 de seguidores em seus perfis nas redes sociais. Produza conteúdo relevante toda semana e, de preferência, alguns dias da semana. Não fale somente de você; não faça ser somente um canal de vendas. Planeje seu conteúdo e procure engajar com os seguidores. Pense mais em branding do que em vendas (nesse canal).

10 – Não se preocupar com seu branding

Branding é o que seu público percebe sobre você. Branding não se compra, se constrói. E, portanto, cuide bem da imagem de sua marca em todos os canais que atua. Não jogue fora em um dia o que você construiu em anos. Não mude sua essência e valorize a construção de sua marca seguindo seus valores e como quer ser visto por seus públicos. Não use qualquer cor, qualquer fonte, qualquer imagem. Planeje e mantenha a sua identidade.

11 – Não ter um site responsivo

Essa não dá pra deixar pra depois. Hoje, mais de 60% dos acessos na internet são feitos por smartphones e tablets. Daí que vem a necessidade de seu site ser responsivo, ou seja, ter seu código programado para que o layout se adapte a qualquer tamanho de tela (sem que o visitante tenha que dar zoom para visualizar tudo). Além do mais, o Google “pune” sites que não são responsivos priorizando seu concorrente, nas buscas. Planeje “para ontem” essa mudança.

12 – Não investir em ferramentas de marketing digital

Ninguém faz um bom marketing digital sem apoio a ferramentas, como disparador de emails, CRM de marketing e vendas, gestor de conteúdos do blog e site, análise de performance, entre outros. Nenhuma planilha irá substituir uma boa ferramenta para caminhar com o sucesso de seu planejamento. Todo bom profissional de marketing conhece, usa e precisa de plataformas para que seu marketing digital caminhe para o seu sucesso.

A tarefa não é simples. Há muitos erros além destes, mas você pode começar nos citados acima. Estar presente na internet é muito mais do que ter um site que ninguém visita, que ninguém mede os acessos, onde não há atração de leads e muito menos conversão em vendas. A internet facilitou muito a conexão de redes de relacionamento e deu grandes oportunidades para empresas aumentarem sua imagem, conquistarem “fãs da marca”, tornando-se referência em determinados assuntos e, consequentemente, aumentando suas vendas. A maioria das pessoas acessam sites por meio de seus smartphones e tablets e muita empresa nem sabe como seu site é visualizado neles. O Google sabe – e pune – sites que não são responsivos, ou seja, que não se adaptam em dispositivos móveis. Talvez seu concorrente saiba tudo isso e está destacado nos buscadores quando algum lead busca por soluções.

Não importa o tamanho do seu negócio. Por toda a parte, neste exato momento, há diversas pessoas buscando por algo que sua empresa poderia entregar mas não a encontram. Não encontram porque provavelmente não traçou estratégias de conteúdo no blog que você ainda não tem; ou talvez já tenha mas não sabe como fisgar esse visitante no que chamamos de “iscas digitais; será que seu marketing sabe como criar uma nutrição de leads pensando na jornada de compra?

Se você não está satisfeito com seus resultados de marketing e vendas, chegou a hora de você pensar em investir em gerar conteúdo através do inbound marketing.

Como gerar mais leads?


Busca




^